Imagem de fundo

A escada de emergência é uma escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma es...

A escada de emergência é uma escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada, de acordo com a ABNT NBR 9077:2001 – Saídas de emergência em edifícios. No que diz respeito às condições exigíveis para escadas estabelecidas por essa norma, é correto afirmar que:

A

Os degraus devem ter bocel (nariz) de 1,5 cm, no mínimo, ou, quando este inexistir, balanço da quina do degrau sobre o imediatamente inferior com este mesmo valor mínimo.

B

Devem ter os pisos com condições antiderrapantes, e que permaneçam antiderrapantes com o uso, exceto quando houver mais de uma escada na rota de fuga.

C

O lanço mínimo deve ser de dois degraus e o lanço máximo, entre dois patamares consecutivos, não deve ultrapassar 3,70 m de altura.

D

Quando enclausuradas, devem ser constituídas com material resistente ao fogo de, no mínimo, 6h.

E

Quando não enclausuradas, devem ser constituídas com material resistente ao fogo de, no mínimo, 1h.