Imagem de fundo

A dengue é uma doença de notificação compulsória conforme Portaria nº 204, de 17 de fe...

A dengue é uma doença de notificação compulsória conforme Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016. A classificação dos casos é retrospectiva e, para sua realização, devem ser reunidas todas as informações clínicas, laboratoriais e epidemiológicas do paciente. Assinale corretamente o caso suspeito de dengue.

A

Pessoa que viva em área de casos de dengue, ou que tenha viajado nos últimos 14 dias para área com transmissão de dengue (ou presença de Ae. aegypti). Deve apresentar febre (entre dois e sete dias) e duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vômitos; exantema; mialgias, artralgia; cefaleia, dor retro-orbital; petéquias; prova do laço positiva; leucopenia.

B

Pessoa que viva em área de casos de dengue, ou que tenha viajado nos últimos 7 dias para área com transmissão de dengue (ou presença de Ae. aegypti). Deve apresentar febre (entre dois e sete dias) e duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vômitos; exantema; mialgias, artralgia; cefaleia, dor retro-orbital; petéquias; prova do laço positiva; leucopenia.

C

Pessoa que viva em área de casos de dengue ou com transmissão de dengue (ou presença de Ae. aegypti). Deve apresentar febre (entre dois e cinco dias) e duas ou mais das seguintes manifestações: náusea, vômitos; exantema; mialgias, artralgia; cefaleia, dor retro-orbital; petéquias; prova do laço positiva; leucopenia.

D

Paciente com febre de início súbito maior que 38,5° C e artralgia ou com artrite intensa de início agudo, não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes de início dos sintomas ou que tenha vínculo epidemiológico com caso confirmado.

E

Doença febril aguda, autolimitada, com duração de 3 a 7 dias, geralmente sem complicações graves. Paciente suspeito apresenta exantema maculopapular pruriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais e sintomas: febre, hiperemia conjuntival sem secreção, prurido, poliartralgia ou edema periarticular.