Segundo norma específica (NBC TA 230 (R1)), documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e das conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”). De acordo com a doutrina e a referida norma, assinale a alternativa INCORRETA.
A documentação de auditoria independente pertence sempre à entidade auditada, nela devendo permanecer após a conclusão dos respectivos trabalhos de auditoria.
A documentação de auditoria deve permitir que qualquer auditor experiente, sem nenhum envolvimento com a respectiva auditoria, entenda os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.
A documentação de auditoria não necessita se apresentar necessariamente em meio físico, ela pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou em outros meios.
Os papéis de trabalho podem ser de natureza corrente ou permanente, sendo exemplo do primeiro um extrato bancário e, do segundo, o contrato social ou estatuto da entidade.
Um dos objetivos do auditor ao preparar documentação de auditoria é a produção de registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório de auditoria.