Segundo Barbosa (2008), em Projetos Pedagógicos na Educação Infantil, a expressão documentação pedagógica tem sido utilizada para registrar e problematizar a forma de acompanhar e potencializar o desenvolvimento de um trabalho pedagógico e as aprendizagens das crianças pequenas. Essa autora apresenta vários instrumentos de acompanhamento e diferentes formas de organização desses registros que podem ser utilizados para a construção de uma consistente e qualificada documentação pedagógica. De acordo com Barbosa, os dossiês referem-se
à organização de materiais sobre temas e assuntos. São temáticos, realizados pelo professor e pelas crianças para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem realizado pelo grupo, com o intuito de organizar e apresentar as suas aprendizagens relativas a determinado tema.
a caixas ou pastas que recolhem os diversos trabalhos produzidos pelas crianças através de variadas modalidades de expressão durante um período de tempo; são pensadas para serem obras em processo. Esses materiais são analisados com as crianças e os pais para que se discutam, entre outros, os progressos, as dificuldades e as propostas de novos desafios.
a documentos de acompanhamento que oferecem a crianças, professores e pais a oportunidade de reouvir, revisitar, relembrar experiências e acontecimentos que marcaram suas histórias na escola de educação infantil. Recolhem diferentes materiais como desenhos, pinturas, falas das crianças e fotos e mostram a unicidade e a diversidade de cada criança.
a fichas individuais das crianças em que são registrados os aspectos de cunho mais afetivo, emocionais e sociais dos relacionamentos, como os envolvidos em episódios familiares, doenças, frases ditas pela criança, brincadeiras de maior interesse e episódios recorrentes de desentendimentos acontecidos com a criança.
a registros fotográficos ou sonoros de um determinado período de tempo ou turma, em diversos momentos da rotina e dos trabalhos realizados. Reúne vídeos, fotos e registros sonoros dos diferentes temas abordados durante o percurso de estudo das crianças e professores.