De acordo com o Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume 3, o trabalho na educação infantil com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos (físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais), ao conhecimento
das diversas formas de organização social como: família, cidade e campo. É necessário graduar os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam, começando pelos menores e mais simples.
das partes do corpo, das plantas, animais e meios de transporte, visto que as crianças só têm condições de pensar sobre aquilo que está mais próximo a elas e, portanto, que seja materialmente acessível e concreto.
da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam.
das experiências pontuais de observação de pequenos animais ou plantas. A ênfase nessa proposta deve recair sobre as características perceptíveis e os passos da experiência devem ser estabelecidos e conduzidos pelo professor.
dos estados da água, as partes das plantas e partes do corpo humano, entre outros temas. O professor deve evitar apresentar explicações ou termos científicos às crianças, visto que não compreendem os termos técnicos.