A respeito da linguagem musical o Referencial curricular nacional para a educação infantil, volume 3, afirma que, na educação infantil, os conteúdos podem ser tratados em contextos que incluem, entre outros, a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical. Por exemplo, o reconhecimento e a utilização expressiva, em contextos musicais, das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre, ou ainda, o reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais. De acordo com o RCNEI, o termo “densidade” se refere
à característica que distingue e “personaliza” cada som, ou seja, é o que diferencia dois sons de mesma frequência.
a propriedade que permite definir e distinguir se um som é agudo (baixo) ou se é um som grave (alto).
à maior ou menor concentração de eventos sonoros numa determinada unidade de tempo.
ao número de ciclos de uma onda sonora por segundo, que define se um som é longo ou curto.
à percepção da amplitude da onda sonora, que define se um som é forte ou fraco; também é chamada de volume.