Em 2017 foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e, em 2018, a Base para o Ensino Médio foi incorporada ao documento.
De acordo com o Ministério da Educação, a Base se constitui como um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica e deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A coluna da esquerda apresenta as três etapas da educação básica e a da direita as características do trabalho contempladas na BNCC para cada uma das etapas. Relacione as colunas.
1. Educação Infantil
2. Ensino Fundamental
3. Ensino Médio
(A) A BNCC estabelece para essa etapa a organização do trabalho em cinco áreas do conhecimento, que favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares.
(B) Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas são direitos de aprendizagem e desenvolvimento para essa etapa.
(C) As aprendizagens essenciais definidas na BNCC para essa etapa estão organizadas por áreas do conhecimento, que têm por finalidade integrar dois ou mais componentes do currículo para cada área do conhecimento.
(D) Nessa etapa, as competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares e, também a articulação vertical e a continuidade das experiências dos alunos, considerando suas especificidades.
(E) Na BNCC, o protagonismo e a autoria traduzem-se nessa etapa como suporte para a construção e viabilização do projeto de vida dos estudantes, eixo central em torno do qual a escola pode organizar suas práticas.
(F) A BNCC estabelece para essa etapa o trabalho a partir de campos de experiências, dos quais são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, organizados em três grupos por faixa etária.
(G) Nessa etapa o componente Língua Portuguesa deve ser oferecido em todos os anos de escolaridade e as habilidades desse componente são organizadas por campos de atuação social, sem indicação de seriação, o que permite orientar possíveis progressões na definição anual dos currículos e das propostas pedagógicas de cada escola.
Assinale a alternativa em que a correlação apresenta-se CORRETA:
1-B; 1-F; 2-A; 2-D; 3-C; 3-E; 3-G.
1-C; 1-D; 1-E; 2-B; 2-G; 3-A; 3-F.
1-B; 1-D; 2-C; 2-E; 2-G; 3-A; 3-F.
1-D; 1-E; 2-B; 2-C; 2-F; 3-A; 3-G.