Questão de concurso
1
Q1195581
Legislação dos Órgãos Legislação Aplicada - CFF
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2019
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos - FEPESE
Prova: FEPESE - Prefeitura de Florianópolis - Farmacêutico

Segundo a atual legislação, as farmácias e drogarias estão organizadas em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Fica também assegurada a atuação do farmacêutico na prestação de diferentes serviços, como educação em saúde, acompanhamento farmacoterapêutico e revisão da farmacoterapia, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia e vacinação.

Considerando a legislação vigente, é correto afirmar:

A

É obrigação do farmacêutico notificar os profissionais de saúde e os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório industrial, a respeito dos efeitos colaterais, das reações adversas, das intoxicações, voluntárias ou não, observados e registrados na prática da farmacovigilância.

B

É facultado ao farmacêutico apresentar ao fiscal sanitário ou ao fiscal profissional os documentos relativos a procedimentos operacionais padrão e comprovantes de aferição de calibragem de equipamentos.

C

É obrigação do farmacêutico prestar orientação farmacêutica nas farmácias, com vista a informar ao paciente os medicamentos com menor preço e proceder ao acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes internados em estabelecimentos hospitalares.

D

É obrigação do farmacêutico delegar as atividades necessárias para prestar orientação farmacêutica, com vista a esclarecer ao paciente a relação benefício-risco, a conservação e a utilização de fármacos, bem como as suas interações medicamentosas e a importância do seu correto manuseio.

E

Independentemente da situação clínica observada, o farmacêutico e a farmácia manterão sigilo absoluto sobre o ocorrido com os pacientes atendidos, não havendo, desta forma, informação para órgãos públicos ou privados.