De acordo com a Resolução CD/FNDE nº 26 de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar, é uma diretriz da Alimentação Escolar
a participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada.
o fortalecimento e a ampliação dos graus de autonomia para as escolhas e práticas alimentares com vistas ao aumento da capacidade de interpretação e análise do sujeito sobre si e sobre o mundo.
a articulação entre setores sociais diversos com superação da fragmentação dos conhecimentos e das estruturas sociais e institucionais.
a abordagem relacional da alimentação e nutrição com promoção do conjunto de práticas ofertadas pelo setor saúde, na valorização do ser humano, para além da condição biológica.
a organização e gestão dos cuidados relativos à alimentação e nutrição na rede pública de ensino, iniciadas pelo diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população atendida.