Imagem de fundo

Em 2019, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou uma nova resolução acerca da esc...

Em 2019, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou uma nova resolução acerca da escrita de documentos psicológicos. Sobre as regras desta resolução para a escrita de laudos psicológicos, o que não é CORRETO afirmar?

A

É um documento que precisa ter embasamento em instrumentos técnicos e, a depender do contexto, podem recorrer a procedimentos e recursos auxiliares. Quanto à escrita, precisa usar linguagem precisa, clara, inteligível e concisa nos documentos. Deverá referenciar todo o material teórico-técnico preferencialmente em nota de rodapé. Além disto, todas as laudas devem estar numeradas e rubricadas, com exceção da última, que será assinada.

B

O desafio na escrita do laudo psicológico é que ele seja cada vez menos extenso, porém mais denso e com linguagem acessível.

C

Os seguintes tópicos são considerados obrigatórios em um laudo: 1) identificação do profissional e do paciente avaliado; 2) descrição da demanda/justificativa da avaliação; 3) procedimentos/metodologia; 4) análises/descrição dos resultados; 5) conclusão; 6) orientações para as famílias; 7) referências bibliográficas.

D

Quanto forem utilizados termos técnicos, eles devem estar acompanhados das explicações conceituais retiradas dos fundamentos teórico-filosóficos que os sustentam.

E

Testes desfavoráveis de acordo com o CFP não podem ser utilizados na avaliação.