De acordo com os PCN's, o ensino de Ciências, nos anos iniciais, busca propiciar a construção e apropriação de conceitos e significados, partindo da prática social da criança. Ou seja, busca-se instrumentalizá-la com os conhecimentos das Ciências, partindo de fatos e fenômenos cotidianos, para que desde o momento presente ela seja capaz de promover mudanças. Não se trata, pois, de formar o futuro cidadão. Trata-se de formar sujeitos que já são cidadãos e já atuam no meio social, mas que instrumentalizados pelos conhecimentos científicos terão condições de intervir na realidade de modo mais consciente e responsável, nesse contexto, cabe aos professores:
(__)Incentivar o espírito investigativo e a curiosidade em seus alunos.
(__)Estimulá-los a levantar novas hipóteses e construir conceitos sobre os fenômenos naturais, os seres vivos e as inter-relações entre o ser humano, o meio ambiente e as tecnologias.
(__)Identificar os alunos que já estão munidos de uma bagagem razoável de conhecimentos lógicos e matemáticos. Isso só facilitará o processo.
(__)Contribuir para a apropriação do código escrito nos primeiros anos de escolarização, tal como preveem as orientações sobre as Ciências Naturais nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Considerando (V) para verdadeira e (F) para falso, na sequência de cima para baixo, marque a alternativa CORRETA.
V-V-V-F.
V-F-F-V.
V-F-V-F.
V-V-F-V.