O Satepsi foi proposto pelo Conselho Federal de Psicologia em 2001 pela necessidade de aprimorar os instrumentos e os procedimentos técnicos dos psicólogos e de garantir uma prestação de serviços com qualidade técnica e ética aos seus usuários. De acordo com a Resolução 009/2018, os testes psicológicos, para serem reconhecidos para uso profissional de psicólogas e psicólogos, devem possuir consistência técnico-científica e atender a requisitos mínimos obrigatórios. Assinale a alternativa que não consiste em um requisito.
Apresentação de fundamentação teórica, com especial ênfase na definição do(s) construto(s), descrevendo seus aspectos constitutivo e operacional.
Pertinência teórica e qualidade técnica dos estímulos utilizados nos testes.
Apresentação explícita da aplicação e da correção para que haja a garantia da uniformidade dos procedimentos.
Apresentação de evidências empíricas sobre as características técnicas dos itens do teste, incluídos os métodos projetivos/expressivos.
Apresentação de evidências empíricas de validade e estimativas de precisão das interpretações para os resultados do teste, caracterizando os procedimentos e os critérios adotados na investigação.