Questões de Concurso #431915
1
Q431915
Legislação dos Órgãos NBR 14653 - ABNT
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE
Prova: CESPE CEBRASPE - CEF - Caixa Econômica Federal - Engenheiro Civil

O estudo de viabilidade técnico-econômica, definido na NBR 14653, destina-se a diagnosticar a viabilidade técnico-econômica de um empreendimento, com a utilização de indicadores de viabilidade. A respeito dos indicadores de viabilidade, seus significados e aplicações na avaliação de empreendimentos, assinale a opção correta.

A

O índice de lucratividade é o tempo necessário para que a renda líquida acumulada do empreendimento iguale o investimento nele comprometido, sendo que a utilização isolada do índice de lucratividade como indicador de viabilidade não é conclusiva.

B

O índice de lucratividade é a relação entre o valor presente das receitas líquidas e o valor dos investimentos, sendo o empreendimento considerado viável quando seu índice de lucratividade for igual ou superior à taxa de desconto equivalente ao custo de oportunidade de igual risco.

C

O valor presente líquido é expresso pelo tempo necessário para que a renda líquida acumulada do empreendimento se iguale ao investimento nele comprometido, sendo o empreendimento considerado viável quando o seu valor presente líquido for nulo ou positivo, para uma taxa de desconto equivalente ao custo de oportunidade de igual risco.

D

O tempo de retorno é expresso pelo valor presente do fluxo de caixa descontado, projetado no horizonte do empreendimento, incluindo o valor do investimento a realizar, sendo o empreendimento considerado viável quando o seu tempo de retorno for nulo ou positivo, para uma taxa de desconto equivalente ao custo de oportunidade de igual risco.

E

A taxa interna de retorno é um valor expresso pela taxa de desconto que anula o valor presente do fluxo de caixa projetado no horizonte do empreendimento, incluindo o valor do investimento a realizar, sendo o empreendimento considerado viável quando a sua taxa interna de retorno for igual ou superior à taxa de desconto equivalente ao custo de oportunidade de igual risco.