Segundo a Norma/DNIT 108/2009 – ES. Terraplenagem – Aterros – Especifi cações de Serviços e a Norma DNIT 106/2009 – ES. Terraplenagem – Cortes – Especifi cações de Serviços, quanto ao critério de medição, é correto afirmar que:
a cubação dos materiais escavados deve ser efetivada com base no apoio topográfi co e referências de nível (RN), integrantes do Projeto de Engenharia, sendo aplicado para efeito de cálculo dos volumes o método da “média de áreas”.
a cubação dos materiais escavados deve ser efetivada com base em apoio topográfi co independente do Projeto de Engenharia.
as seções transversais fi nais devem ser levantadas dentro de adequado grau de precisão e de forma independente dos RN que referenciam as seções primitivas.
os valores obtidos devem ser cotejados em função do disposto no Projeto de Engenharia, mas não há necessidade de considerar as seções transversais defi nidas.
uma das fi nalidades básicas do processo de medição é a determinação de forma racional e precisa do respectivo custo de planejamento de serviços.