Na prática pedagógica, espera-se que os alunos atinjam determinados resultados na aquisição do conhecimento ao final de etapas específicas, sejam elas trimestrais, anuais, de ciclos ou níveis da escolarização. Na organização do trabalho pedagógico, conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Básica para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Campinas, uma alternativa que vem sendo experimentada por muitos professores é
planejar para diferentes grupos de alunos, de acordo com níveis de aprendizagens que, mesmo não sendo iguais, podem ser categorizadas em grupos de saberes.
repetir uma mesma situação didática em semanas intercaladas, sabendo-se que os alunos respondem de forma bastante semelhante às aprendizagens esperadas pelo professor.
priorizar uma tarefa comum para toda a turma, a fim de que todos aprendam ao mesmo tempo, considerando o número excessivo de alunos que um professor atende.
propor um único tipo de atividade, preparada com a expectativa de que todos a realizem da mesma forma, com o auxílio do professor e de outros alunos mais avançados.
trabalhar individualmente com cada aluno nas aulas, considerando a necessidade específica de cada um deles e as dificuldades que têm para aprender.