Imagem de fundo

Sobre a destinação dos resíduos sólidos no Brasil, considere as informações e a tabela ...

Sobre a destinação dos resíduos sólidos no Brasil, considere as informações e a tabela a seguir.


Em oito anos, o percentual de municípios que destinavam seus resíduos a vazadouros a céu aberto caiu de 72,3% para 50,8%, enquanto os que utilizavam aterros sanitários cresceram de 17,3% para 27,7%. Ao mesmo tempo, o número de programas de coleta seletiva dobrou, passando de 451 em 2000 para 994 em 2008, concentrando-se, sobretudo, nas regiões Sul e Sudeste, onde, respectivamente, 46% e 32,4% dos municípios informaram ter coleta seletiva em todos os distritos.


Destino final dos resíduos sólidos, por unidades de destino dos resíduos Brasil - 1989/2008


Ano

Destino final dos resíduos sólidos, por unidades de destino dos resíduos (%)

Vazadouro a céu aberto

Aterro controlado

Aterro sanitário

1989

88,3

9,6

1,1

2000

72,33

22,3

17,3

2008

50,8

22,5

27,7



Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. IBGE. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. 2008


Em relação aos princípios que norteiam o destino final desses resíduos, constata-se que o(a)

A

aumento das metas de redução, a reutilização e a reciclagem permitem reduzir a quantidade de rejeitos encaminhados para a disposição final ambientalmente adequada.

B

aterro controlado é a solução ambiental mais adequada à destinação final dos resíduos sólidos urbanos, quando comparada às demais formas de destinação final, citadas acima.

C

crescimento do número de programas de coleta seletiva faz aumentar a necessidade de áreas para a construção de aterros controlados e sanitários.

D

destino principal dos materiais recicláveis são as entidades beneficentes, o que favorece e estimula o aumento do número de programas de coleta seletiva nos municípios.

E

Política Nacional de Resíduos Sólidos estipulou um prazo de dez anos, a partir de sua publicação, para o fim dos lixões nos municípios e sua substituição por outras formas de disposição final, ambientalmente adequadas.