Questões de Concurso de Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - Legislação Federal

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Questão 1006053

Prefeitura de Macapá - AP 2018

Cargo: Nutricionista / Questão 14

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, dentre outros:

I. Autonomia da escola para aceitar ou recusar a matrícula de uma criança com deficiência.

II. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

IV. Valorização da experiência extraescolar

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. II, III e IV.

Questão 1006054

Prefeitura de Macapá - AP 2018

Cargo: Nutricionista / Questão 15

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) prevê que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que
  • A. foram reprovados em dois anos consecutivos nos ensinos fundamental e médio da escola regular de ensino.
  • B. não tiveram oportunidade de estudar no ensino regular de uma escola pública, por motivos de saúde e trabalho.
  • C. não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria.
  • D. estão defasados no ensino, precisando recuperar o tempo perdido para poderem ingressar no mercado.
  • E. não foram aprovados nos testes de ingresso à escola do ensino fundamental ou médio no período diurno.

Questão 1006058

Prefeitura de Macapá - AP 2018

Cargo: Nutricionista / Questão 19

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

Em que pese (...) a autonomia dada aos vários sistemas de ensino, a LDB atribui à União estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Estas diretrizes objetivam

  • A. assegurar um atendimento de igual qualidade a todos alunos, possibilitando atingir melhores níveis de aprovação e permanência na escola.
  • B. nortear os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum.
  • C. fornecer um ensino de igual qualidade a todos alunos por meio do desenvolvimento de um currículo único em todas escolas.
  • D. prescrever uma grade curricular para todas escolas de uma mesma região para a garantia da diversidade cultural do país.
  • E. garantir o ensino de conhecimentos científicos para superação dos conhecimentos do senso comum.

Questão 1006059

Prefeitura de Macapá - AP 2018

Cargo: Nutricionista / Questão 20

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A participação da população negra, em condição de igualdade e de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País será promovida, prioritariamente, por meio de:

I. Inclusão nas políticas públicas de desenvolvimento econômico e social.

II. Apoio às iniciativas que visam superar as dificuldades de aprendizado dessa população nas escolas, em especial no processo de alfabetização.

III. Implementação de programas socioeducativos voltados primeiramente à população que enfrenta situações de risco social.

IV. Eliminação dos obstáculos históricos, socioculturais e institucionais que impedem a representação da diversidade étnica nas esferas pública e privada.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e IV.

Questão 1004604

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 51

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue os itens que se seguem. A educação superior tem por finalidade promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, assim como comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1004605

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 52

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue os itens que se seguem. O conceito de educação constante da LDB abrange a educação patrimonial.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1004606

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 53

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue os itens que se seguem. De acordo com os princípios do ensino dispostos na LDB, a educação patrimonial é uma forma de ensino curricular e transversal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1004607

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 54

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue os itens que se seguem. O ensino da arte, especialmente no tocante a expressões regionais, é um componente curricular opcional nos níveis da educação básica, mas que, quando oferecido, contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1004608

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 55

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue os itens que se seguem. O ensino da história do Brasil pode contribuir com a perspectiva da educação patrimonial ao tratar das contribuições das diferentes culturas e etnias formadoras do povo brasileiro, em especial das matrizes indígena, africana e europeia.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1004609

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 56

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens. De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade.
  • C. Certo
  • E. Errado