Questão 414702 - Lei nº 9.985/2000 - Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

Concurso: Ministério Público Estadual - MG (MPE/MG) 2010

Cargo: Promotor de Justiça Substituto

Banca: Ministério Público de Minas Gerais (MPE - MG)

Nível: Superior

Legislação Federal Leis Leis de nº 9.001 à 10.000 Lei nº 9.985/2000 - Regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências.

A legislação de proteção ao meio ambiente é uma ferramenta de conhecimento e de consulta obrigatória ao membro do Ministério Público. Os conceitos mais importantes dos institutos da proteção ambiental estão previstos nas principais leis ambientais do País, cujo prévio conhecimento é necessário para a atuação diligente e profícua do Promotor de Meio Ambiente. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O conceito de meio ambiente foi definido pelo artigo 3o, I, da Lei n. 6.938/81 (que dispõe sobre a política nacional de meio ambiente), como sendo “[...] o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

  • B.

    Área de Preservação Permanente é “[...] a área protegida nos termos do artigo 2o e 3o da Lei 4.771/65 (que institui o Código Florestal) coberta ou não por vegetação nativa, com a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”.

  • C.

    Nos termos do artigo 1o, § 2o, inciso III, da Lei n. 9.985/2000 (que regulamenta o artigo 225, § 1o, I, II, III e IV, da CF, institui o sistema nacional de unidades de conservação da natureza), reserva legal é “[...] a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo de fauna e flora nativas”.

  • D.

    O legislador define que “[...] área de proteção ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, adotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e bem-estar das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, conforme artigo 15, „caput‟, da Lei n. 9.985/2000, que dispõe sobre o sistema nacional de unidades de conservação da natureza”.