Imagem de fundo

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo os respectivos rec...

As unidades de conservação (UC) são espaços territoriais, incluindo os respectivos recursos ambientais, com características naturais relevantes, que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, dos habitats e dos ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.


Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/o-que-sao>. Acesso em: 27 abr. 2016, com adaptações.


Acerca das unidades de conservação e da Lei nº 9.985/2000, assinale a alternativa correta.

A

Um dos objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) é assegurar a participação efetiva das populações locais na criação, na implantação e na gestão das unidades de conservação.

B

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) atuará como órgão central, a fim de coordenar o SNUC.

C

As unidades de proteção integral possuem as seguintes categorias: estação ecológica, reserva biológica e refúgio de vida silvestre.

D

As unidades de conservação integrantes do SNUC são divididas por características específicas em unidades de proteção integral, com a finalidade de preservar a natureza, e em unidades de uso sustentável, nas quais haverá a compatibilização da conservação da natureza com o uso sustentável dos respectivos recursos naturais.

E

Na reserva biológica, é proibida a visitação pública, inclusive a de caráter educacional, pois trata-se de uma área de preservação integral.