Imagem de fundo

A relação paciente-profissional é permeada por diversos aspectos psicodinâmicos. Diante...

A relação paciente-profissional é permeada por diversos aspectos psicodinâmicos. Diante dessa complexidade, emergem conceitos fundamentais à boa prática profissional, como os conceitos profissionais de sigilo e segredo. Considerando os princípios norteadores da prática médica, é correto afirmar que o (a)
A
segredo profissional é uma espécie de segredo natural, decorrente da própria natureza dos fatos (com base no direito natural), de modo que não depende de contrato tácito ou expresso.
B
segredo profissional consiste no ato de guardar algo que foi revelado ao médico, enquanto o sigilo trata-se do que foi revelado pelo paciente.
C
inadimplemento obrigacional do segredo pode ocorrer por parte do paciente, quando este revela informações a outros que não compõem o corpo clínico assistente, estando sujeito às tratativas da lei.
D
segredo e o sigilo profissionais apresentam dupla natureza, ou seja, tratam de direitos e deveres profissionais e não apontam obrigações ao paciente.
E
tutela predominante do Estado é para com o interesse individual, acima do coletivo; dessa forma, revelar informações constantes nos prontuários dos pacientes dos estabelecimentos de saúde, quando necessário, constitui algo justificável civil e eticamente.