São objetivos específicos da Rede de Atenção Psicossocial:
Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral; e monitorar e avaliar a qualidade dos serviços por meio de indicadores de efetividade e resolutividade da atenção, garantir internação para os que desejam.
Garantir internação compulsória; e garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das Redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral; prevenir o consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas; e prevenir o consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas; e regular e organizar as demandas e os fluxos assistenciais de seus pontos de atenção.
Prevenir o consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas; desenvolver ações intersetoriais de prevenção e redução de danos em parceria com organizações governamentais e da sociedade civil; e garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das Redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
Prevenir o consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas; promover mecanismos de formação permanente aos profissionais de saúde; e produzir e ofertar informações sobre direitos das pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e seus familiares, medidas de prevenção e cuidado e os serviços disponíveis na rede.