O Código de Ética da Psicopedagogia, em seu Capítulo I – Dos Princípios – Artigo 1º, afirma que o psicopedagogo pode utilizar procedimentos próprios da psicopedagogia, procedimentos próprios de sua área de atuação no diagnóstico e intervenção psicopedagógica. O diagnóstico psicopedagógico é composto por várias etapas que se distinguem pelo objetivo da investigação. Existem diferentes modelos de sequência diagnóstica. De acordo com o modelo desenvolvido por Weiss (1992), sendo uma das etapas a Entrevista de Anamnese, assinale a afirmativa correta.
Possibilita colher dados significativos sobre a história do sujeito na família, integrando passado, presente e projeções para o futuro, permitindo perceber a inserção deste na sua família e a influência das gerações passadas neste núcleo e no próprio.
São fundamentais para a compreensão dos processos cognitivos, afetivos e sociais, e sua relação com o modelo de aprendizagem do sujeito. Pode-se avaliar, através do desenho, a capacidade do pensamento para construir uma organização coerente e harmoniosa e elaborar a emoção.
Pode ser usada para especificar o nível pedagógico, estrutura cognitiva e/ou emocional do sujeito. Tem como objetivo principal determinar o grau de aquisição de algumas noções-chave do desenvolvimento cognitivo, detectando o nível de pensamento alcançado pela criança.
Visa a compreensão da queixa nas dimensões da escola e da família, a captação das relações e expectativas familiares centradas na aprendizagem escolar, a expectativa em relação ao psicopedagogo, a aceitação e o engajamento do paciente e de seus pais no processo diagnóstico e, ainda, o esclarecimento do que é um diagnóstico psicopedagógico.