De acordo com a Lei 8.069/90 – ECA, a guarda obriga a prestação de assistência material...

1
Q943145
Anulada Esta questão foi anulada pela banca examinadora.
Teclas de Atalhos
Compartilhar
De acordo com a Lei 8.069/90 – ECA, a guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou ao adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.
A
A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, de forma liminar, nos procedimentos de adoção, inclusive na adoção por estrangeiros.
B
A inclusão da criança ou adolescente em programas de acolhimento familiar somente terá preferência a seu acolhimento institucional quando observado apenas o caráter temporário da medida.
C
Os municípios apoiarão a implementação de serviços de acolhimento em família acolhedora como política pública, os quais não necessariamente precisam dispor de equipe que organize o acolhimento temporário de crianças e de adolescentes em residências de famílias selecionadas.
D
Sempre, deferir-se-á a guarda, fora dos casos de tutela e adoção, para atender a situações peculiares ou suprir a falta dos pais ou responsável, não podendo ser deferido o direito de representação para a prática de atos determinados.
E
Salvo fundamentada determinação em contrário, da autoridade judiciária competente, ou quando a medida for aplicada em preparação para adoção, o deferimento da guarda de criança ou adolescente a terceiros impede o exercício do direito de visitas pelos pais.