The term pedagogy of multiliteracies was created in 1996, by the New London Group. According to Rojo and Moura (2012), the group asked themselves questions such as “O que é uma educação apropriada para mulheres, para indígenas, para imigrantes que não falam a língua nacional, para falantes dos dialetos não padrão? (...).”
(ROJO, R.; MOURA, E. (orgs). Multiletramentos na escola.)
Assinale a alternativa que melhor caracteriza a pedagogia dos multiletramentos.
Variedade de práticas não letradas encontradas em espaços como clubes, rodas de capoeira, bailes funks, mídias, entre outros.
A capacidade de ler textos diferentes, como contos, crônicas, romances e poesias de vários gêneros.
Uso da língua pra enfrentamento das relações de poder, como em manifestações políticas das populações nas ruas e outras ações da nova ordem cultural.
Interatividade colaborativa, hibridismo e mestiçagem de linguagens letradas e não letradas, modos, mídias e culturas.
Uma multiplicidade e variedade das práticas letradas valorizadas na sociedade e mantidas pela escola.