POEMA BRASILEIRO
No Piauí de cada 100 crianças que nascem
78 morrem antes de completar 8 anos de idade
No Piauí
de cada 100 crianças que nascem
78 morrem antes de completar 8 anos de idade
No Piauí
de cada 100 crianças
que nascem
78 morrem
antes
de completar
8 anos de idade
antes de completar 8 anos de idade
antes de completar 8 anos de idade
antes de completar 8 anos de idade
antes de completar 8 anos de idade
(GULLAR, F. Toda poesia. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.)
A especificidade da linguagem literária, aquilo que a distinguia de outras formas de discurso, era o fato de ela “deformar” a linguagem comum de várias maneiras. Sob a pressão dos artifícios literários, a linguagem comum era intensificada, condensada, torcida, reduzida, ampliada, invertida. Era uma linguagem que se “tornara estranha”, e, graças a este estranhamento, todo o mundo cotidiano transformava-se, subitamente, em algo não familiar.
(EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.)
O Poema brasileiro, de Ferreira Gullar, estrutura- -se a partir de repetições espacialmente modificadas de uma mesma frase, de caráter referencial. O trecho de Terry Eagleton citado faz referência às concepções formalistas de literatura e reflete sobre o caráter específico da linguagem literária. Considerando a estruturação do poema de Gullar e as contribuições de Eagleton, podemos afirmar que:
O Poema brasileiro não é literário, pois não há articulação poética das palavras em forma de rimas, aliterações e outros recursos de estranhamento.
Ao realizar repetições da mesma frase, decompondo-a e recompondo-a espacialmente, o Poema brasileiro atomiza elementos frásicos e produz novas significações e possibilidades de leitura, desautomatizando-a.
Os recursos de estranhamento utilizados no poema são a repetição constante, que remete à monotonia e mediocridade da situação, e o encadeamento de estrofes com números diferentes de versos.
O estranhamento, que dá o caráter propriamente literário ao poema, é atingido por meio da força aflitiva da notícia que o constitui.