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Leia o texto de Vinicius de Moraes. Lá vem o Pato Pata aqui, pata acolá Lá vem o Pato P...

Leia o texto de Vinicius de Moraes.


Lá vem o Pato

Pata aqui, pata acolá

Lá vem o Pato

Para ver o que é que há


Lá vem o Pato

Pata aqui, pata acolá

Lá vem o Pato

Para ver o que é que há


O Pato pateta

Pintou o caneco

Surrou a galinha

Bateu no marreco

Pulou do poleiro

No pé do cavalo

Levou um coice

Criou um galo


Comeu um pedaço

De jenipapo

Ficou engasgado

Com dor no papo

Caiu no poço

Quebrou a tigela

Tantas fez o moço

Que foi pra panela


(https://www.letras.com. Adaptado)


Com base em Gladis Massini-Cagliari e Luiz Carlos Cagliari (“Fonética”. In Mussalim e Bentes, 2005), é correto afirmar que o texto explora como efeito de sentido a repetição do som [p], que é

A

africado, ou seja, produzido com um bloqueio completo à corrente de ar dentro da cavidade oral, em sua parte inicial, e uma obstrução que produz fricção, durante a parte final de sua articulação. Com ele, enfatiza-se o modo atrapalhado do pato.

B

nasal, ou seja, produzido com um bloqueio à corrente de ar na cavidade oral, com concomitante abaixamento do véu palatino. Com ele, enfatiza-se a fragilidade do pato.

C

fricativo, ou seja, produzido com um estreitamento em qualquer parte do aparelho fonador, de tal modo que o ar fonatório, passando por essa parte, produza fricção. Com ele, enfatiza-se o aspecto caricatural do pato.

D

oclusivo, ou seja, produzido com um bloqueio completo à corrente de ar em algum ponto do aparelho fonador. Com ele, enfatiza-se o impacto da presença do pato.

E

lateral, ou seja, produzido quando há bloqueio da passagem central da corrente de ar na parte anterior da cavidade oral, permitindo um escape lateral. Com ele, enfatiza-se o pato como um natural desordeiro.