Imagem de fundo

Nas frases:I- “Quem sabe um dia tenhamos olhos...

Texto: Google quer injetar chip no olho humano

___Quem sabe um dia tenhamos olhos biônicos, ao estilo da série Black Mirror: primeiro, a Samsung mostrou um conceito de lentes de contato com câmeras e Wi-Fi integrados. Agora, o Google acaba de registrar a patente de um chip inteligente, parecido com as lentes da Samsung, mas com um toque especial: ele seria instalado cirurgicamente dentro do olho, onde ficaria funcionando até quando a pessoa quisesse.

___Os dois chips - um para cada olho - ficariam armazenados em lentes eletrônicas, feitas de um polímero flexível e transparente. A coisa toda seria controlada através de um smartphone ou de um computador, e carregada por uma antena que, de acordo com o Google, usaria como fonte de energia as ondas eletromagnéticas que nos rodeiam o tempo todo - vindas da TV, do rádio e de celulares e de outros dispositivos. Essa ideia de gadget autocarregável, aliás, não é novidade: a Nokia já tem um projeto de celular que funciona exatamente assim, "sugando" a energia do ambiente.

___Por enquanto, tudo não passa de uma patente, sem previsão de chegada a nós, reles mortais. Mas, se o dispositivo for mesmo produzido um dia, quem quiser os olhos melhorados vai ter que passar por um processo cirúrgico: um médico removeria o cristalino (a lente natural do olho humano), colocaria o chip dentro dele e, por fim, enfiaria tudo de volta no seu olho, onde o chip funcionaria como o próprio cristalino - só que em versão melhoradíssima, com Wi-Fi, GPS, Bluetooth e câmeras de alta definição.

___O dispositivo corrigiria problemas de visão, como catarata, miopia e presbiopia, mas sua utilidade poderia ir muito além disso: você poderia fotografar e filmar qualquer cena da sua vida, ver um mapa da cidade em tempo real, observar as estrelas sem precisar de um telescópio, interagir nas redes sociais ao mesmo tempo em que conversa com seus amigos na vida real e por aí vai - as possibilidades são muitas. Considerando tudo isto não restará outra alternativa para a população interessada senão ocupar os hospitais.

___Antes que os protótipos comecem a ser produzidos, porém, o Google tem uma série de problemas para resolver. Para começar, ainda não se sabe se os sinais de Bluetooth, GPS e Wi-Fi fariam mal aos olhos. Além disso, existe a possibilidade de hackers invadirem os chips - e aí, eles saberiam exatamente onde você está e quem você é, e teriam acesso a todos os seus dados (...)

Por Helô D'Angelo; editado por Bruno Garattoni, atualizado em 16/05/2016

Fonte: http://super.abril.com.br/ideias/google-quer-injetar-chip-no-olho-humano (Adaptado)

Considerando o texto, responda as questões 43, 44 e 45:

Nas frases:


I- “Quem sabe um dia tenhamos olhos biônicos...”

II- “Por enquanto, tudo não passa de uma patente...”

III- “ Antes que os protótipos comecem a ser produzidos, porém, o Google tem uma série de problemas para resolver...”

IV- “Além disso, existe a possibilidade de hackers invadirem os chips...”


Os termos em destaque nas orações conferem, respectivamente, sentido de:


A

I – Dúvida; II- Lugar; III-Oposição; IV- Ilustração.


B

I –Dúvida; II-Causa; III-Oposição; IV- Consequência.


C

I – Dúvida; II-Propósito; III- Oposição; IV- Esclarecimento.


D

I –Dúvida; II-Tempo; III-Oposição; IV- Adição.