

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder as DUAS questões subsequentes.
Compreensão e valorização da cultura escrita
São considerados alguns fatores e condições essenciais à integração dos alunos no mundo letrado. Trata-se do processo de letramento, que deve ter orientação sistemática, com vista à compreensão e apropriação da cultura escrita pelos alunos. O trabalho voltado para o letramento não deve ser feito separado do trabalho específico de alfabetização. É preciso investir nos dois ao mesmo tempo, porque os conhecimentos e capacidades adquiridos pelos alunos numa área contribuem para o seu desenvolvimento na outra área.
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6002- fasciculo-port&category_slug=julho-2010-pdf&Itemid=30192)
Analise o caso de metonímia a seguir.
“Tentei comprar o presente de minha sobrinha quando vi a promoção, mas, infelizmente, estava sem um níquel na carteira.”
Está correto afirmar que a figura de pensamento em destaque usa:
O autor pela obra.
O continente pelo conteúdo.
O instrumento pela pessoa que o utiliza.
A matéria pelo objeto.