Imagem de fundo

O objetivo do discurso argumentativo, como sabemos, é o de defender ou atacar um ponto ...

O objetivo do discurso argumentativo, como sabemos, é o de defender ou atacar um ponto de vista qualquer. A escolha de uma estratégia argumentativa é determinada em função da situação comunicativa global.

Observe, por exemplo, o texto a seguir.


É uma questão grave para os pais o estabelecimento de um limite de liberdade na educação dos filhos. Se os mais liberais dizem que a liberdade total é bastante educativa, os menos radicais defendem que o controle os prepara melhor para a vida futura. Se argumentamos que é triste o grande número de menores desajustados, a resposta é a de que eles são problemas menos graves do que os perfeitamente ajustados, mas infelizes.


Nesse caso, a estratégia argumentativa utilizada é:

A

a concessão, ou seja, aceitar um aspecto da tese contrária, seja para mostrar adesão parcial, seja para antecipar uma eventual objeção;

B

a refutação, que consiste em examinar cada um dos argumentos de uma tese, contestando o principal deles;

C

a adesão, que consiste em aderir completamente a uma tese apresentada;

D

a confrontação, que compara dois argumentos, mostrando pontos de divergência ou convergência;

E

o exame crítico, que revê os principais argumentos que defendem uma tese, mostrando seus pontos fortes e fracos.