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Assinale a alternativa correta sobre aprendizagem de língua materna.

Assinale a alternativa correta sobre aprendizagem de língua materna.

A

É objetivo do método estrutural que a aprendizagem de português possibilite ao estudante a automatização de estruturas da língua, para que estas sejam utilizadas por ele sempre que houver necessidade. Ou seja, pelo método estrutural, o estudante deve aprender hábitos linguísticos que se repetem em circunstâncias semelhantes, sendo um método com foco no saber fazer e não no saber teórico da língua e que se originou no ensino de língua estrangeira.

B

A aprendizagem da língua escrita não tem caráter espontâneo como a aprendizagem da língua oral, de modo que é necessária uma técnica especial para ensinar a representação gráfica dos aspectos linguísticos. Entretanto, como o sistema ortográfico da língua portuguesa se aproxima do sistema fonológico, a aprendizagem é facilitada e mais rápida.

C

Para a teoria gerativa-transformacional, a aprendizagem de língua materna ocorre a partir do condicionamento à língua utilizada no ambiente em que o indivíduo vive; de modo que, em um processo de estímulo e resposta, o aprendiz é colocado diante de situações determinadas que implicam uma necessidade de utilização da língua e em repetição de atos de fala, por meio da qual o indivíduo aprende.

D

O método estrutural propõe a aprendizagem da língua materna, tendo como subsídio a compreensão segundo a qual o indivíduo nasce com uma capacidade mental composta por estruturas linguísticas que são preenchidas conforme ele entra em contato com uma língua específica. Nessa perspectiva, o aprendizado é facilitado, pois se nasce com a capacidade de uma língua.

E

Depois da primeira fase de alfabetização, é necessário desenvolver: I. na leitura, as habilidades de compreensão do significado literal do texto, de interpretação das ideias do autor e de compreensão de especificidades estilísticas; II. na escrita, a habilidade de reconhecimento da correspondência entre as modalidades oral e escrita e a habilidade de percepção sobre semelhança entre os recursos de ambas, que permite dizer igualmente na modalidade escrita o que se diz na oral.