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“Na atividade realizada com os estudantes do 6º ano, por exemplo, o professor percebeu ...

“Na atividade realizada com os estudantes do 6º ano, por exemplo, o professor percebeu dificuldades em saberes simples, como a separação de sílabas tônicas, por isso, retomou esse conteúdo. Além disso, Jonathan explica que todos os professores estão realizando, regularmente, pequenas avaliações – sempre com habilidades do ano anterior – a fim de olhar para as lacunas que resultaram das limitações impostas pelo período pandêmico”.


Fonte: (https://novaescola.org.br/conteudo/21187 – Fragmento retirado do texto “Escuta dos alunos e atividades interdisciplinares são opções para recompor a aprendizagem”).


Sobre separação silábica, à luz do que diz Cegalla, afirma-se que:


I. A regra geral diz: Na escrita, não se separam letras representativas da mesma sílaba.

II. Não se separam letras que representam ditongos, tritongos, dígrafos e encontros consonantais inseparáveis.

III. Em oposição à regra geral, separam-se, por tradição, na escrita, as letras dos dígrafos rr, ss, sc, sç e xc.

IV. O x com valor fonético de /cs/ junta-se à vogal seguinte (quando houver).


Quais estão corretas?

A

Apenas I.

B

Apenas IV.

C

Apenas I e II.

D

Apenas II, III e IV.

E

I, II, III e IV.