I – Maria conversava muito durante o culto.
II – Eu até viria à reunião, mas você não avisou nada.
III – Eu gosto de misturar doce e salgado.
Sobre as frases I, II e III pode-se afirmar, respectivamente:
O tempo verbal da palavra em negrito na frase I é o pretérito imperfeito; o tempo verbal da palavra em negrito na frase II é o futuro do pretérito e; a frase III está empregada no modo verbal indicativo.
O tempo verbal da palavra em negrito na frase I é o pretérito mais-que-perfeito; o tempo verbal da palavra em negrito na frase II é o futuro do pretérito e; a frase III está empregada no modo verbal subjuntivo.
O tempo verbal da palavra em negrito na frase I é o pretérito perfeito; o tempo verbal da palavra em negrito na frase II é o futuro do pretérito e; a frase III está empregada no modo verbal imperativo.
O tempo verbal da palavra em negrito na frase I é o pretérito imperfeito; o tempo verbal da palavra em negrito na frase II é o futuro do presente e; a frase III está empregada no modo verbal indicativo.
O tempo verbal da palavra em negrito na frase I é o pretérito imperfeito; o tempo verbal da palavra em negrito na frase II é o futuro do pretérito e; a frase III está empregada no modo verbal subjuntivo.