Imagem de fundo

Considerando as regras de colocação pronominal da Língua Portuguesa, é correto afirmar ...

Considerando as regras de colocação pronominal da Língua Portuguesa, é correto afirmar que

A

na frase: “Uma em cada três pessoas sente-se sozinha na sociedade da hiperconexão e das redes sociais.”, o pronome “se” foi usado após o verbo (ênclise) devido ao tempo verbal ser o presente do indicativo, o qual condiciona tal uso.

B

em “Uma pessoa que se sente sozinha geralmente está mais angustiada, deprimida e hostil, (...)”, o pronome em destaque foi empregado em próclise devido à conjunção subordinativa “que”, palavra atrativa.

C

no trecho “E os efeitos prejudiciais da solidão não terminam quando se apaga a luz: (...)”, o pronome oblíquo “se” foi empregado em próclise, antes do verbo, devido à conjunção temporal “quando”, palavra que “puxa” o pronome para tal posição.

D

em “Quando uma pessoa está triste e irritável, talvez esteja pedindo, em silêncio, que alguém a ajude (...)”, o pronome “a” foi empregado antes do verbo, mas seu uso, nessa posição, é facultativo, podendo também ser utilizado em ênclise, após o verbo, nesse caso.

E

no trecho “(...) se dirige sozinho para cumprimentá-los de longe e ver como os demais estão se divertindo, (...)”, o pronome oblíquo “los” foi usado após o verbo, de forma enclítica, mas deveria estar em próclise, devido à preposição “para”.