Numere as colunas referentes a qualidades da boa linguagem e marque a alternativa correta.
COLUNA I.
A- Correção.
B- Concisão.
C- Clareza.
D- Precisão.
E- Naturalidade.
F- Originalidade.
G- Harmonia.
H- Colorido e elegância.
COLUNA II.
(1) São virtudes que dão à obra literária o acabamento ideal e o toque da perfeição. Decorrem do uso criterioso das figuras e dos ornatos de estilo, exigem imaginação fértil, brilhante e o perfeito domínio da técnica literária.
(2) É uma qualidade inata ao falante ou escritor, um dom natural, que a arte não dá, mas pode estimular e aprimorar. Nasce de uma visão pessoal do mundo e das coisas. Contrapõem-se-lhe a imitação servil, o estilo postiço e a vulgaridade.
(3) É a obediência à disciplina gramatical, o respeito das normas linguísticas que vigoram na língua-padrão. Linguagem correta, portanto, é a que está livre dos vícios.
Todavia, não deve ser considerada como um tabu. O purismo, ou a excessiva preocupação com “o que se não deve dizer”, garroteia a ideia e abafa a espontaneidade.
(4) Resulta da escolha acertada do termo próprio, da palavra exata para a ideia que se quer exprimir. A impropriedade dos termos torna a linguagem imprecisa e obscura.
(5) É o elemento musical da frase. Seu segredo está na boa escolha e na correta disposição das palavras, de tal maneira que o período se imponha pelo ritmo, equilíbrio e harmonia.
(6) Consiste em dizer muito em poucas palavras. A expressão concisa e sóbria se desenvolve no sentido retilíneo, evitando as digressões inúteis, as palavras supérfluas, a desmedida adjetivação e os períodos extensos e emaranhados.
(7) Sem deixar de ser correta e até mesmo original e colorida, a linguagem revestirá, no entanto, uma forma simples e espontânea, de tal maneira que não se note o esforço da arte e a preocupação do estilo. Ferem o uso sistemático dos termos difíceis, a frase rebuscada, a expressão empolada e pedante, enfim, tudo o que denota artificialismo e afetação.
(8) Juntamente com a correção, é qualidade primordial da expressão escrita ou falada. Reflete a limpidez do pensamento e facilita-lhe a pronta percepção. É coadjuvada pela concisão e a simplicidade da forma. Opõe-se-lhe a anfibologia e a obscuridade.
A (3) – B (6) – C (8) – D (4) – E (7) – F (2) – G (5) – H (1).
A (3) – B (6) – C (8) – D (4) – E (7) – F (2) – G (1) – H (5).
A (6) – B (3) – C (4) – D (8) – E (2) – F (7) – G (5) – H (1).
A (1) – B (5) – C (7) – D (2) – E (8) – F (4) – G (3) – H (6).