Imagem de fundo

Sobre colocação pronominal, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa...

Sobre colocação pronominal, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Ocorre a mesóclise nas orações com verbos no futuro do presente ou futuro do pretérito do indicativo. Exemplo: A cerimônia realizar-se-á no salão principal.

( ) A ênclise é o uso do pronome depois do verbo, a próclise é a colocação do pronome antes do verbo, a mesóclise é a utilização do pronome no meio do verbo.

( ) Algumas adaptações podem ser necessárias para o uso dos pronomes o, a, os, as. Após verbos terminados em -r, -s ou -z, eliminam-se essas letras, acrescentando-se -lo, -la, -los, -las e acentuam-se as formas verbais quando necessário.

( ) Nos pronomes o, a, os, as, após verbos terminados em som nasal, acrescentam-se -no, -na, -nos, -nas.

( ) Embora exerçam, predominantemente, a função de complemento verbal, os pronomes oblíquos átonos podem atuar como sujeitos após alguns verbos, como mandar, deixar, fazer, ouvir, ver e sentir.


A

V – V – V – V – V.


B

V – V – V – V – F.


C

V – V – V – F – V.


D

V – V – F – V – V.