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Tecendo a manhãUm galo sozinho não tece uma manhã:ele precisará sempre de outros galos....

Tecendo a manhã


Um galo sozinho não tece uma manhã:

ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele

e o lance a outro; de um outro galo

que apanhe o grito que um galo antes

e o lance a outro; e de outros galos

que com muitos outros galos se cruzem

os fios de sol de seus gritos de galo,

para que a manhã, desde uma teia tênue,

se vá tecendo, entre todos os galos.


E se encorpando em tela, entre todos,

se erguendo tenda, onde entrem todos,

se entretendendo para todos, no toldo

(a manhã) que plana livre de armação.

A manhã, toldo de um tecido tão aéreo

que, tecido, se eleva por si: luz balão.


(In: MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.)


Cerca de 30 anos após a realização da Semana de Arte Moderna, a poesia modernista apresenta-se com características que a distinguem da produção dos primeiros modernistas. O poema “Tecendo a manhã”, de João Cabral de Melo Neto, ilustra a afirmação anterior, sendo ele um dos representantes modernistas da geração de 1945. Diante do exposto e considerando os conhecimentos acerca da literatura do período referido, assinale a afirmativa correta.

A

A temática social passa a ser a preocupação central dos autores, entre eles João Cabral de Melo Neto.

B

A busca da palavra exata, o cuidado e a preocupação com o fazer literário são retratados no poema metaforicamente.

C

O abandono do rigor formal é uma das características da poesia da geração da segunda fase modernista no Brasil.

D

No poema apresentado há uma combinação entre o rigor da composição poética e o tratamento do sofrimento do povo nordestino por causa da seca representada no verso “os fios de sol de seus gritos de galo”.