Imagem de fundo

Sobre as gramáticas descritiva e normativa, Bechara diz que a primeira é uma disciplina...

Sobre as gramáticas descritiva e normativa, Bechara diz que a primeira é uma disciplina científica que registra e descreve um sistema linguístico em todos os seus aspectos (fonético-fonológico, morfossintático e léxico). Cabe tão somente à gramática descritiva registrar como se diz numa língua funcional. Por sua natureza científica, não está preocupada em estabelecer o que é certo ou errado no nível do saber elocutivo, idiomático e expressivo. Já a segunda é uma disciplina com finalidade pedagógica, elenca os fatos recomendados como modelares da exemplaridade idiomática para serem utilizados em circunstâncias especiais do convívio social e recomenda como se deve falar e escrever segundo o uso e a autoridade dos escritores corretos e dos gramáticos e dicionaristas esclarecidos. Avalie, portanto, as afirmações que seguem, levando em consideração os conceitos e as ideias apresentadas no texto acima:


I. O preconceito linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentro de um mesmo idioma. De tal maneira, está associado às diferenças regionais desde dialetos, regionalismo, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e que envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo.

II. As regras da língua, determinadas pela gramática normativa, não incluem expressões populares e variações linguísticas, por exemplo as gírias, regionalismos, dialetos, dentre outros.

III. O texto considera que o preconceito linguístico surge devido às regras impostas pela gramática descritiva.


Quais estão corretas?

A

Apenas I.

B

Apenas II.

C

Apenas I e II.

D

Apenas I e III.

E

Apenas II e III.