Imagem de fundo

Para a filosofia, um argumento é um conjunto de afirmações conectadas entre si e das qu...

Para a filosofia, um argumento é um conjunto de afirmações conectadas entre si e das quais pelo menos uma – a premissa – pretende oferecer razões para mostrar que a outra – a conclusão – é verdadeira. Com base nessas informações, analise a seguinte passagem do texto:


“[...] O Japão baniu a escravidão oficialmente em 1590, o que explica, em parte, seu avanço exemplar. Os Estados Unidos, em 1865. O Brasil, o último da fila, em 1888 — datas para registros em livros de História, pois sabemos que se a mente continua intoxicada pela ideia de que a sociedade é dividida entre pessoas superiores e inferiores, a exploração não cessará nem hoje, nem nunca.” (5º§)


A partir do fragmento destacado, é possível depreender uma premissa e sua respectiva conclusão, que estruturam, de forma coerente e coesa, o seguinte argumento:

A

O Brasil é uma sociedade escravagista. Sendo assim, é comum que nos livros de história o ano de 1888 seja mencionado como marco da abolição da escravidão, fato que desencadeia atitudes racistas nas pessoas.

B

Estados Unidos e Japão baniram a escravidão antes do Brasil. Logo, nesses dois países pioneiros, a sociedade não é mais dividida entre indivíduos superiores e inferiores, imperando a noção de igualdade social.

C

O Japão extinguiu a escravidão em 1590 e os EUA em 1865. Nesses países, portanto, não existe preconceito e discriminação, ao contrário do Brasil, que eliminou a escravidão tardiamente, apenas em 1888.

D

O Brasil foi o último país da América a acabar com a escravidão. Por isso, ainda está presente na sociedade brasileira uma forte postura discriminatória, que se revela na exploração de um grupo específico de indivíduos.