A ambiguidade pode ser empregada como recurso expressivo para a criação de efeitos de sentido diversos, como também pode contribuir para o comprometimento da compreensão textual quando o seu emprego mostra-se não proposital. Tal fato pode ocorrer de várias formas por meio do emprego da pontuação ou de determinados vocábulos como, por exemplo, do pronome possessivo “seu” (e variações). Considerando o exposto anteriormente, analise as estruturas a seguir, em que o período I se refere a um trecho do texto lido, o II aponta o emprego do pronome “seu” em outro exemplo.
I. “[...] análogas às transformações históricas que traçam seus cursos dentro de certa previsibilidade [...]” (3º§)
II. “O especialista disse ao aluno que seu trabalho estava longe de terminar.”
Assinale a afirmativa correta.
Assim como no período I, no período II é possível reconhecer a ocorrência de ambiguidade como um vício de linguagem.
Nos dois casos, faz-se necessária a substituição do pronome destacado por um vocábulo equivalente para seja feita a correção semântica das estruturas.
Diferentemente do que ocorre no período II, o fragmento I apresenta ocorrência de ambiguidade como um vício de linguagem, comprometendo a compreensão da mensagem.
É possível reconhecer a ocorrência de ambiguidade apenas no período II; o emprego do pronome “seus” no período I contribui para que o referente já introduzido no texto seja mantido.