Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália. Na Literatura Brasileira, o marco inicial desse movimento foi a publicação da obra Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira, durante o período colonial. Assim como na Europa, o barroco na Literatura Brasileira é marcado pela contradição, pela dualidade, pela riqueza de detalhes e pelo exagero.
Assinale a alternativa que apresenta as características desse movimento:
Utilização de versos livres, sem métrica, e brancos, sem rimas; Crítica à realidade social brasileira;
Valorização da diversidade cultural do país; Temática cotidiana, social, histórica e religiosa; Valorização do regionalismo e da linguagem popular.
Inversão dos ideais do Romantismo; Enfoque no homem e no seu cotidiano; Crítica social;
Linguagem simples e objetiva; Personagens e ambientes descritos de forma detalhada.
Exaltação da natureza; Valorização do cotidiano e da vida simples, pastoril e no campo (bucolismo); Crítica a vida nos centros urbanos; Linguagem simples; Utilização de pseudônimos; Objetividade;
Temas simples: amor, vida, casamento, paisagem.
Linguagem dramática; União do religioso e do profano; Racionalismo; Dualismo; Jogo de contrastes;
Exagero e rebuscamento; Uso de figuras de linguagem; Valorização dos detalhes; Cultismo (jogo de palavras); Conceptismo (jogo de ideias).
Linguagem mais objetiva e equilibrada; Influência do Parnasianismo e Simbolismo; Oposição à liberdade formal; Forte preocupação com a estética e a perfeição; Valorização da métrica e da rima; Temática social e humana.