A tradição cristã teme ao prazer. Prazer é artifício do diabo. Tanto assim que para agradar a Deus, os fiéis se apressam a oferecer-lhe sofrimentos e renúncias, certos de que é o sofrimento dos homens que lhe causa prazer. Não tenho conhecimento de alguém que, a fim de agradar a Deus, lhe tenha feito promessas de ouvir Mozart ou fazer amor.
ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer Variações sobre o prazer. São Paulo: Planeta do Brasil, 2011. p. 96.
Considerando aspectos da gramática normativa, assinale a Considerando aspectos da gramática normativa, assinale a alternativa a correta.
Em “A tradição cristã teme ao prazer”, considera-se a mesma regência do verbo na seguinte situação: '' A tradição cristã teme o prazer”.
As duas orações “ para agradar a Deus” e “a fim de agradar a Deus” apresentam sentidos e classificações diferentes no âmbito geral do texto.
Em “certos de que é o sofrimento dos homens que lhe causa prazer”, reescrito da seguinte forma: “conscientes de que é o sofrimento dos homens que causa-lhe prazer”, não há desvio da norma culta.
Em “os fiéis se apressam a oferecer-lhe sofrimentos e renúncias”, pode ocorrer substituição por “os fiéis se apressam a oferecê-lo sofrimentos e renúncias”, sem danos à norma culta da língua.
O trecho “Tanto assim que para agradar a Deus, os fiéis se apressam” sofre mudança de sentido se for reescrito da seguinte forma: “Tanto assim que os fiéis se apressam a fim de agradar a Deus”.