Imagem de fundo

Leia este resumo de um artigo científico. RESUMO: Considerando a evolução e os impactos...

1
Q2834350
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Leia este resumo de um artigo científico.


RESUMO: Considerando a evolução e os impactos da tecnologia no mercado, sobretudo a aceleração do uso de plataformas digitais nos últimos anos, o presente artigo tem como problema de pesquisa compreender: qual é o atual cenário do Marketing Digital na literatura acadêmica? Pretende-se investigar por meio da meta-análise a evolução do Marketing Digital em pesquisas. Tal investigação tem o intuito de contribuir com o campo, ao registrar a evolução do estado da arte que envolve o tema nas pesquisas no período de 1988 a 2020. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo; no entanto, a abordagem predominante é a quantitativa, devido à utilização de técnicas bibliométricas para a condução da pesquisa. Verificou-se que, embora a evolução de publicações relacionadas ao tema apresente evolução que coincide com a popularização da internet nos anos 2000, apenas em 2009 o interesse pelo tema se consolidou. Concluiu-se que os frutos da relação entre a popularização dos meios digitais e as características do Marketing que originaram o conceito de “Marketing Digital” resultaram em evolução das pesquisas em escala global com picos de interesse após decreto de pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19). A contribuição desta pesquisa é ampliar a meta-análise acerca do tema, pois consta-se que, embora tenha havido aumento das publicações, ainda pouco tem se produzido em termos de metabibliometria em Marketing Digital nos últimos anos.


CHAGAS, Thales A. P.; LIMA, Leandro C.; CORRÊA, Fabio; GOSLING, M. de Sevilha. Marketing Digital: uma análise metabibliometrica. XIV CASI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação. Disponível em: http:// congressocasi.com.br/wp-content/uploads/2022/05/XIV-CASI_Programa%C3%A7%C3%A3o-geral_vfinal.pdf. Acesso em: 24 out. 2022. [Adaptado].


Considerando as informações apresentadas nesse resumo, constata-se que,

A

na introdução do resumo, é apresentada a pergunta de pesquisa e o problema a ser investigado, sem, entretanto, ser feita uma contextualização do trabalho.

B

na classificação do estudo, identificado como exploratório e descritivo, é evidenciado o procedimento metodológico utilizado para a realização do trabalho de pesquisa.

C

na apresentação da proposta, os autores não explicitam qual possível aporte que o trabalho realizado pode trazer, embora tenham evidenciado o objetivo do artigo.

D

na divulgação dos resultados, concluiu-se que os meios digitais não contribuíram para a ampliação de publicações acerca da metabibliometria em Marketing Digital.