Imagem de fundo

José Carlos de Azeredo (2008, p. 182) afirma: “A forma verbal padrão plena é dotada de ...

José Carlos de Azeredo (2008, p. 182) afirma: “A forma verbal padrão plena é dotada de um morfema lexical — sua base ou radical (RAD) — e um conjunto de noções gramaticais dispostas numa ordem fixa após esta base: a vogal temática (VT), a desinência modo-temporal (DMT) e a desinência número-pessoal (DNP) (...)”.


Considerando a definição acima e o seu conhecimento sobre o tema, identifique entre as alternativas a seguir aquela que apresenta uma afirmativa INCORRETA sobre a forma verbal sublinhada.


Fonte: AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

A

Em “O sujeito ganhava mal ou simplesmente não ganhava”, as formas verbais sublinhadas apresentam a desinência número-pessoal zero.

B

Em “Mas a santa mulher ignorou um e outro (...)”, a forma verbal sublinhada apresenta alomorfia na vogal temática.

C

Em “No princípio do século, mataram o rei e o príncipe herdeiro de Portugal”, a forma verbal sublinhada é composta de radical (mat-), vogal temática (-a), desinência modo-temporal (-ra) e desinência número-pessoal (-m).

D

Em “A aridez de um se transmite ao outro”, a forma verbal sublinhada é arrizotônica.

E

Em “O Diário Carioca nada concedeu à emoção nem ao espanto”, a vogal temática da forma verbal sublinhada caracteriza o verbo como pertencendo à segunda conjugação.