Versificação é o conjunto de métodos utilizados na arte de compor versos, fazendo uso, para o efeito, de alguns elementos que concorrem para a harmonização e beleza do gênero lírico, tais como: ritmo, metrificação, rima, entre outros.
Acerca dessa temática é INCORRETO afirmar que:
A rima é mais um dos recursos utilizados para dar melodia ao verso. As rimas são classificadas mediante disposição, extensão, acentuação e vocabulário. Há, todavia, versos que não apresentam rimas. São os chamados versos brancos ou soltos.
O Encadeamento ou Enjambement é o nome que se dá à necessidade de não fazer pausa em um verso, continuando a sua leitura com o verso seguinte de forma a completar, assim, o seu sentido.
O ritmo do poema é propiciado mediante a sonoridade, numa sucessão de sílabas tônicas e átonas - sílabas poéticas, as quais distinguem-se das sílabas gramaticais. O ritmo traz à poesia a musicalidade e o sentimentalismo.
Antes do modernismo, a métrica era fortemente combatida pelos poetas, que buscavam nas suas composições a qualidade ou a perfeição obtida através dos versos inspirados - aqueles que mantinham conexão com a natureza e amor.