Para construir significado, os textos O bicho e Piscina lançam mão de processo metafórico. Nestes textos, as pessoas em condição de vulnerabilidade social são comparadas a bicho. A alternativa que traz dois excertos, um de cada texto, que exemplificam esse processo metafórico é a seguinte:
"Pena que a favela, com seus barracos grotescos se alastrando pela encosta do morro, comprometesse tanto a paisagem." e "Vi ontem um bicho / Na imundície do pátio,"
"Era um ser encardido, cujos trapos em forma de saia não bastavam para defini-la como mulher. Segurava uma lata na mão, e estava parada, à espreita, silenciosa como um bicho." e "Quando achava alguma coisa, / Não examinava nem cheirava:/ Engolia com voracidade."
"De vez em quando surgia sobre a grade a carinha de uma criança, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. Outras vezes eram as próprias mulheres que se detinham e ficavam olhando." e "O bicho não era um cão. / Não era um gato. / Não era um rato."
"Depois, sem uma palavra, iniciou uma cautelosa retirada, meio de lado, equilibrando a lata na cabeça - e em pouco sumia-se pelo portão." e "O bicho, meu Deus, era um homem."