Observe o seguinte texto:
“Há algum tempo vi um anúncio muito interessante na televisão: um cachorro era abandonado numa estrada e seus olhos imploravam que não o deixassem. Era um pequeno poema terno e triste, talvez um pouco cruel. Agradam-me muito mais os anúncios que muitos filmes ruins ou banais que, em lugar de divertir ou educar, somente nos consideram imbecis. Os anúncios são ideais por três motivos. O primeiro: são curtos e concisos. O segundo: neles aparecem frequentemente jogos de palavras. E em terceiro lugar, embora não menos importante: chegam até nós de uma forma fulminante, como um pequeno raio de inspiração. Assim, deixando de lado as mensagens subliminares e as bobagens do tipo “seja livre com este carro esportivo”, um pequeno poema vale mais que cento e vinte minutos de chatice.
Esse texto de caráter argumentativo mostra a seguinte tese:
o abandono de animais é crime.
alguns anúncios são melhores que filmes.
as mensagens poéticas são mais eficientes.
os filmes modernos são aborrecidos.
os filmes publicitários desconsideram o público.