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Os povos indígenas, por terem um olhar apresentado pelo colonizador, acabaram e ainda a...

Os povos indígenas, por terem um olhar apresentado pelo colonizador, acabaram e ainda acabam sendo posicionados como os “outros”, “os diferentes”, e esse posicionamento decorre das relações de poder que são “outorgadas” pela cultura ocidental, pelos colonizadores. Esses povos encontram-se inscritos com as marcas culturais, sociais e epistêmicas em decorrência de como foram impostas e são ordenadas na chamada cultura ocidental. Como diz o provérbio africano, “[...] até que os leões inventem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça”. Em outras palavras, as narrativas desses povos foram subalternizadas pelas narrativas hegemônicas impostas pela colonialidade, situação em que seus saberes não são considerados “acadêmicos” e suas lógicas como conhecimentos limitados, mágicos, de segunda categoria.


URQUIZA, Antônio H. Aguilera e CALDERONI, Valéria A. M. O. A influência dos estudos culturais para a construção dos diferentes olhares e saberes sobre os povos indígenas. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br›cadec›article›view>. Acesso em: 4 mar. 2023.


De acordo com o texto, assinale a afirmativa correta.

A

As relações de poder estão extinguindo os preconceitos contra os indígenas, que não são mais taxados pejorativamente como os “outros”, “os diferentes”.

B

As narrativas dos povos indígenas foram pintadas como essencialmente desnecessárias às estratégias de progresso da nação brasileira.

C

Os saberes tradicionais foram inferiorizados e não aceitos como conhecimentos científicos pelo colonizador.

D

Os estudos culturais sancionaram as implicações da colonização das culturas dos povos indígenas, defendendo a imposição de um modelo de caráter eurocêntrico.

E

No complexo das narrativas indígenas, o conjunto de animais místicos (bestiário) figura no plano de combate exercendo a função de herói e de antagonista.