O Arcadismo, movimento literário que surge no Brasil no século XVIII, reflete os ideais neoclássicos de retorno à simplicidade e à harmonia da Antiguidade clássica. Nesse contexto, os poetas árcades brasileiros exaltaram temas bucólicos, a vida no campo e o equilíbrio com a natureza, ao mesmo tempo em que incorporaram valores iluministas, como a racionalidade e a crítica à opulência do barroco.
Assinale a alternativa CORRETA sobre os temas e influências do Arcadismo na literatura brasileira.
O Arcadismo no Brasil rejeita completamente a influência do Iluminismo europeu, adotando uma postura conservadora e exclusivamente religiosa em seus textos.
O ideal árcade no Brasil valoriza a vida urbana e as transformações sociais promovidas pela industrialização, em oposição à vida campestre.
Os poetas árcades brasileiros exaltam a vida simples e o equilíbrio com a natureza, em consonância com os ideais neoclássicos e iluministas da época.
A principal característica do Arcadismo brasileiro é a glorificação de heróis míticos e figuras divinas, refletindo uma visão épica do mundo.
No Arcadismo brasileiro, o uso de metáforas complexas e paradoxos busca capturar os dilemas existenciais da alma, característica herdada do Barroco.