Questões de Concurso de Antônimos - Língua Portuguesa

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Questão 1113485

Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP 2018

Cargo: Professor de Educação Básica I / Questão 7

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Leia o texto, para responder às questões de números 01 a 08.

Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro

Certamente a empatia não é uma habilidade fácil de se colocar em prática. Além de as relações humanas serem complexas, há o fato de o individualismo ser uma característica cada vez mais recorrente, em razão da escassez de tempo das pessoas para se preocupar com o próximo. A empatia, caso você não saiba, é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entendê-lo, de tentar compreender o que se passa em sua mente não a partir da nossa perspectiva, mas tentando pensar como ele, com as suas crenças e valores, e imaginando se teríamos a mesma atitude se estivéssemos na situação dele.

De qualquer forma, com uma coisa todo mundo concorda: a empatia é um antídoto poderoso para esses tempos de individualismo e uma ferramenta eficaz para uma vida melhor.

“Ver o mundo conectado no olhar do outro facilita a comunicação, cria laços, fortalece, promove a solidariedade e permite aprender com a experiência do outro”, diz a psicoterapeuta Socorro Leite. Se você deseja se relacionar saudavelmente, precisa aceitar e compreender os sentimentos e emoções das outras pessoas. “Essa conduta nos leva a agir com mais respeito, lealdade, transparência e generosidade. Afinal, todos queremos um mundo mais pacífico, justo, colaborativo e sustentável”, ressalta.

Mas por que algumas pessoas têm a capacidade de se colocar no lugar dos outros enquanto outras não? A falta de empatia pode ser ocasionada pela falta de carinho e atenção ao longo da vida.

Segundo pesquisa de uma universidade norte-americana, o brasileiro não está entre os povos mais empáticos do mundo. O Brasil ficou em 51o lugar na lista entre os 63 países pesquisados. A boa notícia é que a empatia pode ser aprendida. Graças à maleabilidade dos circuitos neurais do nosso cérebro, a chamada neuroplasticidade, a tendência de empatia e compaixão do cérebro nunca é fixa; ou seja, é possível reprogramá-lo para que seja mais compreensivo em pequenas escolhas do dia a dia.

(Gisele Bortoleto, Revista Be Bem-estar, 20-05-2018. Adaptado)

A relação de sentido de antonímia que há entre as palavras escassez e fartura está presente também entre

  • A. maleabilidade e tolerância.
  • B. compreensivo e evasivo.
  • C. recorrente e consequente.
  • D. generosidade e prodigalidade.
  • E. eficaz e inócuo.

Questão 1123602

Secretaria de Educação do Distrito Federal - DF (SEDF/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Atividades / Questão 5

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

O termo ‘soberba’ (linha 13) tem o sentido de presunção, cujo antônimo é pretensão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1112698

Tribunal de Justiça do Pará - PA (TJ/PA/PA) 2014

Cargo: Auxiliar Judiciário / Questão 9

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Assinale a alternativa em que, entre parênteses, há um antônimo para a expressão em destaque.

  • A.

    Para os jovens locais, a nova medida é educativa e simboliza respeito com a vizinhança. (representa)

  • B.

    Segundo ele, a decisão não aboliu totalmente as expressões grosseiras durante as partidas, mas elas com certeza diminuíram. (chulas)

  • C.

    Cada vez que um jogador reagir de forma malcriada a um lance ríspido ou a uma marcação do juiz, seu time será punido. (afável)

  • D.

    Peladeiros de um condomínio de classe média alta na Barra da Tijuca, no Rio, criaram uma nova regra... (jogadores amadores)

  • E.

    Fica chato para quem mora aqui ou pratica alguma atividade física ao redor do campo ter que ouvir palavrões ao lado de seus filhos, da família”... (constrangedor)

Questão 1112968

Tribunal de Justiça do Pará - PA (TJ/PA/PA) 2014

Cargo: Auxiliar Judiciário - Área Técnico em Enfermagem / Questão 9

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Assinale a alternativa em que, entre parênteses, há um antônimo para a expressão em destaque.

  • A.

    Peladeiros de um condomínio de classe média alta na Barra da Tijuca, no Rio, criaram uma nova regra... (jogadores amadores)

  • B.

    Segundo ele, a decisão não aboliu totalmente as expressões grosseiras durante as partidas, mas elas com certeza diminuíram. (chulas)

  • C.

    “Fica chato para quem mora aqui ou pratica alguma atividade física ao redor do campo ter que ouvir palavrões ao lado de seus filhos, da família”... (constrangedor)

  • D.

    Para os jovens locais, a nova medida é educativa e simboliza respeito com a vizinhança. (representa)

  • E.

    Cada vez que um jogador reagir de forma malcriada a um lance ríspido ou a uma marcação do juiz, seu time será punido. (afável)

Questão 1113241

Tribunal de Justiça do Pará - PA (TJ/PA/PA) 2014

Cargo: Auxiliar Judiciário - Área Técnico em Segurança do Trabalho / Questão 9

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Assinale a alternativa em que, entre parênteses, há um antônimo para a expressão em destaque.

  • A.

    Peladeiros de um condomínio de classe média alta na Barra da Tijuca, no Rio, criaram uma nova regra... (jogadores amadores)

  • B.

    Para os jovens locais, a nova medida é educativa e simboliza respeito com a vizinhança. (representa)

  • C.

    Segundo ele, a decisão não aboliu totalmente as expressões grosseiras durante as partidas, mas elas com certeza diminuíram. (chulas)

  • D.

    Cada vez que um jogador reagir de forma malcriada a um lance ríspido ou a uma marcação do juiz, seu time será punido. (afável)

  • E.

    “Fica chato para quem mora aqui ou pratica alguma atividade física ao redor do campo ter que ouvir palavrões ao lado de seus filhos, da família”... (constrangedor)

Questão 1066359

Tribunal de Justiça de São Paulo  - SP (TJ/SP/SP) 2015

Cargo: Escrevente Técnico Judiciário / Questão 18

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

As palavras destacadas no 2o parágrafo – ininterrupta e habilidade – têm antônimos corretos, respectivamente, em:
  • A. insistente e descaso.
  • B. desinteressada e imperícia.
  • C. interminável e destreza.
  • D. feroz e presteza.
  • E. descontinuada e inaptidão.

Questão 1068200

Polícia Militar de São Paulo - SP (PM/SP/SP) 2014

Cargo: Soldado PM de 2ª Classe / Questão 10

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

Na frase – Houve a surpresa inicial, motivada pela provocação... – (2.º §), o termo provocação é antônimo de
  • A. vergonha.
  • B. desagravo.
  • C. afronta.
  • D. cansaço.

Questão 1068307

Polícia Militar de São Paulo - SP (PM/SP/SP) 2014 (9ª edição)

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 7

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Superior

O termo em destaque em – Os mais compenetrados não estão livres de ser atropelados pelo pipoqueiro. – tem sentido contrário ao de
  • A. determinados.
  • B. meticulosos.
  • C. confinados.
  • D. dispersos.
  • E. atentos.

Questão 1085121

Prefeitura Municipal de Jarinu - SP 2018

Cargo: Auxiliar de Serviços Gerais / Questão 6

Banca: RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais

Nível: Fundamental

Assinale a alternativa que apresenta o antônimo da palavra “beleza”.

  • A.

    feiura.

  • B.

    boniteza.

  • C.

    velhice.

  • D.

    jovialidade.

Questão 1087929

Universidade Federal do Piauí - PI (UFPI/PI) 2018

Cargo: Administrador / Questão 7

Banca: COPESE / UFPI

Nível: Superior

Dentre as opções a seguir, a única que apresenta uma palavra cujo significado condensa uma ideia antônima ao significado expresso pela palavra "debelar" (linha 70) é:

  • A.

    Atear

  • B.

    Controlar

  • C.

    Extinguir

  • D.

    Vencer

  • E.

    Resolver