

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
"Entre os registros estão desenhos de animais e cenas de caça, principalmente nas regiões da Lapa da Sucupira e no Parque Arqueológico Pedra do Sol, que são patrimônios tombados."
Com base na concordância verbal, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(__)A forma verbal 'estão' está corretamente flexionada no plural para concordar com o sujeito composto que está posposto ao verbo, 'desenhos de animais e cenas de caça'.
(__)A forma verbal 'estão' está corretamente flexionada no plural para concordar com o sujeito simples, 'os registros', que está na sua posição normal na frase.
(__)O vocábulo 'são' está corretamente flexionado no plural para concordar com o sujeito posposto ao verbo, 'patrimônios tombados', que também está flexionado no plural.
Assinale a sequência que preenche corretamente os itens acima, na ordem.
V, F, V.
F, V, F.
F, V, V.
V, F, F.
A partir dos dados apresentados no terceiro parágrafo, analise as sentenças a seguir a respeito da concordância verbal dos verbos "possuir" e "estar":
I. Em construções com expressões numéricas de porcentagem, o verbo concorda com o termo preposicionado que especifica esse número. Desse modo, o verbo "estar" concorda com "da população".
II. Em construções com expressões numéricas de porcentagem, se o termo preposicionado não estiver explícito, a concordância se faz com o número. Assim, o verbo "possuir" concorda com 44%.
III. Se o verbo anteceder a expressão de porcentagem, a concordância se fará com o número. É o que acontece nesta construção: Estão na mesma faixa de renda 38% da população não conectada à rede de esgoto.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
"Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam avanço consistente da safra, com mais de 50% da área de soja, principal cultura agrícola do país, colhida."
O verbo 'indicar' concorda corretamente com o núcleo do sujeito 'Dados', observando a concordância verbal. Analise outros contextos para verificar se a concordância verbal ou nominal se mantém adequada.
I. Número cada vez maior de estudantes participam de programas de alfabetização em toda a América Latina.
II. A provisão eram alguns quilos de feijão.
III. Houve silêncio, enquanto cada um dos candidatos iam assimilando o raciocínio lógico.
IV. A secretária deixou vazias as pastas e o arquivo.
Considerando a concordância verbal e nominal adequada, assinale a alternativa que apresenta apenas as proposições CORRETAS
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV.
Quanto à concordância da forma verbal "desejam" no trecho apresentado, assinale a alternativa que apresenta a análise correta.
O verbo concorda com "o que", núcleo sintático da oração subordinada introduzida pelo pronome relativo.
O verbo flexiona-se no plural por concordar com a expressão "olhos dos adultos", termo de valor coletivo.
O verbo concorda com "momento", termo mais próximo da forma verbal na organização do período.
O verbo estabelece concordância ideológica com "crianças", independentemente do pronome expresso.
O verbo concorda com o pronome "elas", que retoma "crianças", constituindo o sujeito da forma verbal.
A concordância verbal acontece quando o verbo concorda corretamente com o sujeito da frase, em número (singular ou plural). Para escrever corretamente, é importante observar se o verbo está de acordo com quem pratica a ação.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e identifique quais apresentam concordância verbal correta, de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa:
I.Os alunos participou da atividade proposta pela professora.
II.A menina e o menino brincaram no parque durante a tarde.
III.As crianças foi ao teatro com a escola.
IV.O professor explicou a lição com paciência.
É CORRETO o que se afirma em:
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I e IV apenas.
I e II apenas.
"Pelo segundo ano consecutivo, nenhum dos principais países de fala inglesa chegou ao top 10."
No trecho, o verbo 'chegar' encontra-se no singular, em concordância com o pronome 'nenhum'. Com base nas regras de concordância da norma-padrão, julgue as afirmativas a seguir acerca de outros casos de concordância.
I. Na frase "Apenas 3% dos países falam a língua inglesa", a concordância está adequada, pois, em construções com expressões percentuais, é comum que o verbo concorde com o termo preposicionado que especifica a referência numérica, isto é, 'dos países'. Todavia, também é possível a concordância com o número existente. Assim, no contexto, o verbo também pode permanecer no singular em 'chegou'.
II. Na frase 'Em seguida, a equipe realizou uma análise sobre quais países falam a língua inglesa, a concordância está adequada, pois, em construções com expressões que indicam coletivo que não estejam acompanhadas de expressões no plural, o verbo deve ficar no singular, o que justifica o emprego da forma verbal 'realizou'.
III. Na frase 'Os pesquisadores disseram que a descoberta sobre as melhores cidades do mundo podem levar a terapias inovadoras voltadas à promoção do bem-estar e à melhoria da qualidade de vida', observa-se concordância adequada.
IV. Com pronomes como 'que' e 'quem', pode ocorrer as seguintes formas de concordância adequada: 'Não gastava ele as horas que lhe sobravam' e 'São eles quem marca a data da prova'.
Após análise, assinale apenas as proposições CORRETAS.
I e II, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
"Os macacos vivem em contato próximo com as hordas de turistas que visitam o local."
A frase acima apresenta concordância adequada. Com base nas regras de concordância verbal e nominal, complete as lacunas do texto a seguir, mantendo a correção gramatical.
___ anos até que os pesquisadores pudessem___ das limitações iniciais do estudo. O apoio que as instituições científicas___ aos projetos___ para o avanço das pesquisas, e os cientistas souberam manter o rigor metodológico que___ as conclusões obtidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência que preenche corretamente as lacunas acima.
Passou-se; livrar-se; deu; foi decisivo; sustentam
Passou-se; livrarem-se; deu; foram decisivos; sustenta
Passaram-se, livrar-se, deram, foi decisivo, sustenta
Passaram-se; livrar-se; deu; foram decisivos; sustenta
Considerando que a norma culta da língua portuguesa exige que o verbo esteja ajustado ao termo que funciona como sujeito, assinale a alternativa em que a concordância verbal está empregada de forma CORRETA.
Fui eu que saiu primeiro da sala de aula.
Já eram uma hora quando ele saiu da escola.
Fomos nós que chegou tarde para a reunião.
São três da manhã e todos ainda estão acordados.
Analise as sentenças a seguir quanto à concordância dos verbos destacados:
I.Tanto o malabarismo quanto a palhaçaria são práticas da arte circense.
II.Faz parte da cultura brasileira não só o cinema como o circo.
III.O circo, com seus artistas, lutou para que a arte fosse reconhecida como manifestação da cultura brasileira.
IV.Nem o circo nem o grafite deveriam ser excluídos do reconhecimento como arte popular no Brasil.
Está correta a concordância dos verbos destacados em:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
IV, apenas.
O aparecimento do animal é simbólico e preocupante. Para os pesquisadores, "indica" efeitos do isolamento populacional.
Em relação à concordância verbal, é correto afirmar que o verbo destacado refere-se, especificamente:
Ao termo preposicionado "do animal", que atrai a forma verbal singular por especificar semanticamente o sujeito.
Ao grupo nominal completo "aparecimento do animal", que exige flexão verbal específica por envolver dois substantivos ligados por preposição.
Ao núcleo "aparecimento", que constitui o sujeito da oração; por isso o verbo permanece no singular, concordando corretamente com o substantivo que lhe serve de núcleo.
Ao termo "animal", que determina a forma verbal por representar o elemento central da expressão "aparecimento do animal".
Assinale a alternativa que apresenta a concordância verbal de acordo com a norma culta da língua portuguesa:
Fazem cinco anos que não visito minha cidade natal.
Os jogadores e o técnico chegaram cedo para o treinamento.
Houveram muitos problemas na organização do evento beneficente.
Sobrou, após a festa de ontem, muitos doces e salgados na mesa.
Considere o período:
"Comeram o fruto e cometeram o pecado capital."
Sobre a concordância verbal presente nesse trecho, assinale a alternativa correta.
O verbo está no plural porque possui sujeito composto posposto.
O verbo concorda com o núcleo do predicativo do sujeito.
O verbo está corretamente flexionado no plural por concordar com o sujeito oculto, recuperado no contexto como Adão e Eva.
A forma verbal deveria permanecer no singular, pois os dois sujeitos representam uma única ideia.
O verbo está no plural em razão da presença do objeto direto composto.
Assinale a alternativa cuja concordância verbal está conforme a norma gramatical.
35% da força de trabalho usa IA diariamente.
Cada um dos participantes discorreram sobre IA.
Consideram-se, de todos, apenas um cenário ideal.
Devem haver muitas empresas de inteligência artificial.
Na estrutura “As palavras, que outrora lhe fluíam com a naturalidade de um rio em despenhadeiro — agora resistiam em brotar —, traíam-no”, assinale a alternativa correta quanto à pontuação e à concordância verbal:
Os travessões isolam uma oração inserida na sequência, e o verbo “resistiam” concorda com o sujeito plural “palavras”.
Os travessões equivalem a vírgulas explicativas, mas “resistiam” deveria ser singular por atração do verbo principal “traíam”.
A construção “com a naturalidade de um rio em despenhadeiro” poderia ser reescrita, sem alteração de sentido e com correção gramatical, da seguinte forma: “a naturalidade de um rio em despenhadeiro”; e os travessões marcam inserção parentética incorreta.
“Fluíam” exige sujeito explícito, pois o pronome “lhe” é objeto direto; os travessões substituem incorretamente parênteses.
Assinale a alternativa cujo espaço em branco pode ser preenchido corretamente com "são", de acordo com a concordância lógica em Língua Portuguesa.
A turma toda ______ a favor do esporte.
Agora ______ duas horas em ponto.
A convocação dos atletas ______ um mistério.
Hoje ______ primeiro de agosto.
Muita coisa que tenho para resolver _______ com urgência.
Do ponto de vista da concordância verbal, está correta a alternativa:
Existe práticas pedagógicas eficazes.
Favorece-se reflexões sobre a linguagem.
Houveram mudanças no ensino da língua.
Compreender textos exige estratégias diversificadas.
Analise a concordância dos verbos destacados:
I.O enfraquecimento silencioso da musculatura é um dos principais fatores que comprometem a qualidade de vida na velhice.
II.O ideal é que todas as pessoas chegassem à terceira idade acostumadas a se exercitar.
III.A correria do trabalho, as responsabilidades da vida adulta e a falta de orientação faz com que o movimento fique de lado.
Está correta a concordância verbal em:
I, II e III.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas
I e II, apenas.
Considere a sequinte oração extraída do texto: o setor de eventos mantém o maior crescimento proporcional do estoque de empregos. Ao transpor essa oração para a voz passiva analítica, assinale a alternativa que apresenta a construção gramaticalmente CORRETA, preservando o sentido original e a concordância verbal.
Mantinha-se, pelo setor de eventos, o maior crescimento proporcional do estoque de empregos.
Pelo setor de eventos, o maior crescimento proporcional do estoque de empregos era mantido.
O maior crescimento proporcional do estoque de empregos mantém-se pelo setor de eventos.
O maior crescimento proporcional do estoque de empregos é mantido pelo setor de eventos.
O setor de eventos é mantido pelo maior crescimento proporcional do estoque de empregos.
“Naquele restaurante _____ ótimos pratos.”
Assinale a alternativa em que qualquer uma das duas formas verbais apresentadas preenche corretamente a lacuna acima.
há – existe
havia – existia
haviam – existia
havia – existiam
haviam – existiam
Assinale a alternativa que emprega corretamente a concordância verbal.
A multidão tomava a cidade.
Fazem dez dias que não a vejo.
Haviam muitas pessoas na festa.
Eles foram obrigados a votarem contra a emenda.
Foi eles que escolheram a data da festa de formatura.